Lagar Cartuxa

É um símbolo para os apreciadores de azeite de qualidade

  • Lagar Cartuxa
  • Lagar Cartuxa
  • Lagar Cartuxa

Localizado no centro de uma das mais importantes regiões oleícolas de Portugal, onde se preserva a singularidade da relação harmoniosa entre os recursos naturais e técnicas de exploração modernas, o Lagar Cartuxa é um símbolo para os apreciadores de azeite de qualidade e destino primordial para quem deseja explorar os prazeres do azeite e da olivicultura.

O Lagar Cartuxa está equipado com a tecnologia de extração mais avançada e possuiu uma equipa empenhada em produzir azeite característico da região e em conformidade com os elevados padrões de qualidade e rigor que a marca Cartuxa exige. As operações de controlo de qualidade são realizadas em todas as etapas do sistema produtivo, desde o acompanhamento do olival no campo, à receção da azeitona no lagar, passando pelo processo produtivo, fase de embalamento e expedição do produto final. Os investimentos efetuados nos últimos anos permitiram modernizar o olival e as instalações do Lagar Cartuxa, assegurando assim maiores níveis de produção de azeite de qualidade.

Transformação: Elaborado através da seleção das melhores variedades dos olivais da Fundação Eugénio de Almeida. A colheita mecânica e manual permite uma seleção cuidadosa, sendo que durante a descarga no lagar as azeitonas são limpas, lavadas e separadas por variedade e qualidade, para preservar todo o seu potencial. O azeite Virgem Extra EA é extraído a frio (até 26ºC) usando tecnologia moderna, por processos apenas físicos. Toda a produção de azeite obedece a rigorosos critérios de qualidade para garantir a segurança alimentar (ISO 9001 e 22000).

A concretização dos investimentos, associada à paixão com que o azeite Cartuxa, EA e Álamos são produzidos, mereceu já o reconhecimento da marca a nível nacional e internacional. Para além de transformar a azeitona dos olivais da Fundação Eugénio de Almeida - cujas variedades possuem caraterísticas essenciais para as marcas da Instituição - o Lagar Cartuxa aposta, ainda, em parcerias com alguns dos melhores produtores de azeitona da região.

Para a Fundação Eugénio de Almeida a certificação de qualidade na produção do vinho e azeite é estratégica na política da Instituição. Ela assegura a utilização de meios técnicos adequados e recursos humanos qualificados, potenciando assim a melhoria dos processos de inovação e a consequente qualidade do produto e satisfação do consumidor. 

Partilhar conteúdo: